Sequência Didática

EDUCADORA: ANA PAULA DA ROSA

CMEI: CAMPO ALTO - NRE: BOA VISTA
TURMA 5

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA: TRABALHANDO COM AS CORES
 ÁREA DE FORMAÇÃO: PENSAMENTO LÓGICO- MATEMÁTICO
TURMA : Maternal  IIII
FAIXA ETÁRIA: 3 A 4 ANOS
TEMPO ESTIMADO: UM MÊS – Duas vezes na semana.
OBJETIVO AMPLO: 
ESTABELECER RELAÇÃO DE SEMELHANÇA E DIFERENÇA, CONSTRUINDO AOS POUCOS NOÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        RECONHECER AS CORES, EM DIFERENTES CONTEXTOS E SITUAÇÕES;
·        EXPLORAR, COMPARAR E RELACIONAR OS OBJETOS E SEUS ATRIBUTOS, PERCEBENDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS (COR, FORMA E TAMANHO);
·        CLASSIFICAR E AGRUPAR OBJETOS DO COTIDIANO, SEGUNDO O CRITÉRIO ESTABELECIDO (COR).
 JUSTIFICATIVA:  AO OBSERVAR QUE AS CRIANÇAS, APESAR DE RECONHECER AS CORES, NÃO AS ASSOCIAVAM CORRETAMENTE AO NOME, RESOLVEU-SE TRABALHAR, COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR  , ESTA QUESTÃO , TRABALHANDO E AMPLIANDO O REPERTÓRIO  DA CRIANÇA.
       
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
- APRESENTAR CARTAZES COM CORES, FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM, MOSTRANDO E ASSOCIANDO A COR AO SEU NOME, PARA AMPLIAR O SEU REPERTÓRIO;
-TRABALHAR COM OS BLOCOS LÓGICOS, PARA QUE ASSOCIEM E AGRUPEM AS PEÇAS, CLASSIFICANDO POR FORMA, COR E TAMANHO;
- APRESENTAR, UTILIZANDO COMO RECURSO VISUAL O COMPUTADOR, A OBRA DE “TARSILA DO AMARAL”  (CARNAVAL EM MADUREIRA), PARA QUE OBSERVEM E IDENTIFIQUEM AS CORES E FORMAS QUE ESTA OBRA APRESENTA. EM SEGUIDA, FAZER UMA LEITURA DESTA OBRA UTILIZANDO PAPÉIS DE DIFERENTES FORMAS, TAMANHOS, CORES E TEXTURAS;   
- RECONHECER E ASSOCIAR AOS SEUS PERTENCES E OBJETOS, AS CORES JÁ APRENDIDAS, FAZENDO DESENHO LIVRE E PINTANDO DA COR QUE VISUALIZOU;
- NO COMPUTADOR, BRINCAR COM O JOGO DO SOFTWARE     “G-COMPRIS”- JOGO DAS CORES - ONDE O OBJETIVO É ENSINAR A COR, SENDO QUE A CRIANÇA TERÁ DE IDENTIFICAR A COR DITA, ENTRE UMA LISTA DE PATINHOS COLORIDOS, COLOCANDO EM PRÁTICA OS CONTEÚDOS ADQUIRIDOS.


AVALIAÇÃO: AS CRIANÇAS SERÃO AVALIADAS ATRÁVES DAS OBSERVAÇÕES FEITAS NOS MOMENTOS DE BRINCAR E ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PROPOSTA, TANTO NO JOGO COM OS BLOCOS, QUANDO NO JOGO NO COMPUTADOR E TAMBÉM AO SER EXPOSTA A QUESTIONAMENTOS SOBRE O QUE ELA APRENDEU.

 SABERES DA CRIANÇA:
·        SABER E RECONHECER AS CORES, PELO SEU NOME;
·        ASSOCIAR E CLASSIFICAR EM GRUPOS, CONFORME SOLICITADO (TAMANHO, COR OU FORMA);
·        CONHECIMENTO DO SOFTWARE “G- COMPRIS”;
·        APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE;
·        RESPEITAR REGRAS, ATRAVÉS DO JOGAR;
·        APRENDER A UTILIZAR O MOUSE, COMO FERRAMENTA PARA O JOGO.

COMENTÁRIO:


ESTE TRABALHO FOI BEM GRATIFICANTE, POIS PODEMOS AVALIAR UM GRANDE AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, NO MOMENTO DO JOGAR, AO CONSTATAR QUE A MESMA CRIANÇA QUE APRESENTAVA UMA SIGNIFICATIVA DÚVIDA NO COMEÇO DO PROJETO, AO EXECUTAR O JOGO , NA CONCLUSÃO DO MESMO, ESTAVA EXTREMAMENTE FELIZ AO RECONHECER AS CORES PEDIDAS E ACERTAR.


BIBLIOGRAFIA:


OBRA DE TARSILA DO AMARAL 
"CARNAVAL EM MADUREIRA"
RETIRADO DO SITE DE PESQUISA GOOGLE
DO ENDEREÇO:


http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm



SOFTWARE LIVRE GCOMPRIS 9.6.1

BAIXADO DO SUPERDOWLOADS   




 OBS:

GCompris é um programa educativo de código aberto, disponível sob a licença GNU General Public License, que foi lançado em 2000 pelo engenheiro de software francês Bruno Coudoin. É composto por 107 atividades lúdicas, dirigido às crianças entre os 2 e 10 anos de idade.